SAMU Regional de Rodeio com Ascurra e Apiúna recebe ambulância provisória.

Após um esforço coletivo entre as Prefeituras de Rodeio, Ascurra e Apiúna, a unidade do SAMU que atende os três municípios recebeu, nessa quinta-feira, um veículo para os trabalhos na unidade. A ambulância já está equipada e a disposição dos profissionais que atendem na unidade.

Os Prefeitos Rodeio, Ascurra e Apiúna, estiveram em busca desta ambulância para os atendimentos em nossa região, uma vez que o veículo que estava sendo utilizado apresentava defeitos constantemente. Esta ambulância ficará na base operacional em Ascurra até a chegada do novo veículo, que será novo, zero quilômetro, em que a nossa região se encontra na fila para receber este novo carro.

A cobrança por uma nova ambulância faz parte do projeto de reestruturação do SAMU de Ascurra, Apiúna e Rodeio. Recentemente, foi inaugurada a nova sede da Unidade Regional, localizada em Ascurra, atrás da Delegacia de Polícia Civil. O local está totalmente equipado, e foi construído seguindo todos os protocolos nacionais do SAMU, inclusive com os representantes da regulação regional acompanhando a obra e colocando a sede de Ascurra como uma referência no estado.

Com a nova sede agora em funcionamento, o município de Ascurra que sedia a base está apto a solicitar novamente o repasse para o custeio do Samu que vem do governo federal, que é um valor mensal, gerando cerca de R$ 200 mil anuais. Até então, este valor era custeado com recursos próprios das administrações municipais.

O que é o SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, popularmente conhecido como SAMU, é a entidade que atende casos de urgência e emergência. Criado em 2003 para fazer parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, ele tem como objetivo melhorar o atendimento à população.

O atendimento pode ser solicitado através do telefone 192, sendo destinado para casos de urgência e emergência médica da população nas residências, locais de trabalho e vias públicas.