Palestra sobre a história do 23º Batalhão de Infantaria em Rodeio!

No dia 29 de junho, o departamento de educação da Associação dos Veteranos do 23º Batalhão de Infantaria – Grupo de Operações, em parceria com o Comando do 23º BI, realizou uma palestra na Escola Básica Municipal Santo Antônio. Essa iniciativa faz parte das atividades promovidas pelo departamento de história da Associação.
 
 
A palestra foi direcionada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e teve como tema “O Exército Brasileiro no Vale do Itajaí: A História do 23º Batalhão de Infantaria”. 
 
Durante a palestra, na primeira parte, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento do Exército, o dia-a-dia na corporação, os valores e o patriotismo, bem como informações sobre como ingressar nas Forças Armadas.
Na segunda parte da palestra, foi abordada a história dos açorianos, teuto-brasileiros e ítalo-brasileiros de Rodeio, que deixaram o Brasil para lutar contra o nazi-fascismo na Europa.
 
Os estudantes puderam compreender a magnitude dos eventos da Segunda Guerra Mundial e relembrar que, graças à coragem dos bravos Heróis Expedicionários de Rodeio, o nazismo foi derrotado.
 
 
Essa lembrança é essencial para conscientizar as nações civilizadas de que a vitória das ideias democráticas não é garantida e que o discurso de ódio, inclusive no submundo da internet, deve ser identificado e rejeitado. 
 
Após a palestra, os alunos foram convidados a visitar uma exposição de documentos históricos, livros e equipamentos utilizados no campo, como capacetes, uniformes, mochilas, fogareiros e a ração operacional de combate (R2). A ação educativa contou com a participação dos veteranos
 
Sergio Campregher (19.06), Aldori Gomes do Amaral (19.18) e Evandro Fernando Schulz (19.30). 
O Comando da Associação dos Veteranos do 23º Batalhão de Infantaria – Grupo de Operações agradece a recepção da Secretaria da Educação, representada pela Sra. Márcia Stolf, ao Diretor, Sr. Dário Pegoretti, à Orientadora Pedagógica, Sra. Marcela Ap. S. Rocha Pahl, e, em especial, à professora de História, Sra. Gisele Pacheco da Silva, que incentivou os alunos a se envolverem com o tema da palestra. 
 
Fonte: Associação dos Veteranos do 23º Batalhão de Infantaria – Grupo de Operações (AV23BI-GO)