Promovendo a Gestão Sustentável dos Resíduos nas Comunidades Rurais: Introdução da Taxa de Disposição de Lixo

A preocupação com a destinação adequada dos resíduos sólidos nas áreas rurais levou a introdução da Taxa de Disposição de Lixo para todas as famílias que residem nessas regiões. Essa cobrança tem como propósito custear a correta destinação dos resíduos produzidos, visando promover a gestão sustentável do lixo.

Recentemente, a Prefeitura iniciou o processo de mapeamento em todas as comunidades rurais que ainda não são atendidas pela coleta regular de lixo. O objetivo é identificar os locais mais adequados para a instalação dos PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária), levando em consideração a densidade populacional e a logística de coleta.

Esses PEV’s serão pontos estratégicos, nos quais os moradores poderão voluntariamente entregar seus resíduos sólidos, garantindo que o lixo seja direcionado para locais apropriados, evitando danos ao meio ambiente e riscos à saúde pública.
Essa medida está em consonância com o Marco Nacional do Saneamento Básico, que visa garantir o acesso universal aos serviços de saneamento e promover ações que melhorem a qualidade de vida da população.

Dessa forma, a Prefeitura demonstra seu comprometimento com a promoção da sustentabilidade e o cumprimento das diretrizes estabelecidas no âmbito nacional. Com essa iniciativa, busca-se não apenas melhorar a gestão dos resíduos sólidos nas comunidades rurais, mas também sensibilizar os cidadãos para a importância de práticas ambientalmente responsáveis.