VIII – CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Conselho Municipal de Saúde de Rodeio e a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social da Prefeitura, promoveu a VIII Conferência Municipal de Saúde, nesta terça-feira (28/03) no Centro Cultural “Ivanir Alberto Scoz”.

O tema central deste ano é “Garantir direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!

A programação iniciou às 8h com a abertura solene com a participação do Vice-prefeito Airton Souza, Secretário de Saúde Rafael Marchi, o Vereador Dirlei Stolf e a Presidente do Conselho Municipal da Saúde Mércia Maria Pianezzer Ferrari.
A palestrante Ãngela Raquel Nihues deu continuidade aos trabalhos onde dividiu os debates em quatro eixos, separados por grupos de participantes.

Eixos:

Brasil que temos. O Brasil que queremos: discutiram as condições atuais do sistema de saúde brasileiro e a importância de traçar metas para um futuro melhor e mais inclusivo para todos.

O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas: abordaram o papel do controle social e da participação popular na gestão da saúde, bem como a importância da vigilância dos movimentos sociais para garantir um sistema de saúde justo e eficiente.

Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: discutiram a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma conquista democrática, assim como a necessidade de garantir os direitos à saúde como um direito fundamental de todos os cidadãos.

Amanhã vai ser outro dia para todas as vidas: enfatizaram a importância da construção de um futuro melhor, mais inclusivo e igualitário para todos, considerando as necessidades específicas de cada grupo social e os desafios a serem enfrentados.

“Muitas vezes esquecemos que o sistema de saúde do nosso país tem apenas 35 anos, já não imaginamos mais como era sem o SUS, pra muitas pessoas, quando nasceram já existia o sistema, mas temos que lembrar que este comando único, de fato é único, pois não existe em outro país este mesmo modelo. Somos exemplos de muitos tratamentos, dentre eles a imunização, o qual o Brasil é referência” destacou em seu discurso de abertura a Presidente do Conselho, Mércia Pianezzer Ferrari.