XIII – CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na manhã desta sexta-feira (28/04), ocorreu em Rodeio, a XIII Conferência Municipal da Assistência Social. O evento reuniu profissionais da área, usuários, representantes da sociedade civil e autoridades locais, como o prefeito Valcir Ferrari, o secretário de saúde e assistência social Elder Depiné, a diretora de assistência social Maria Dolores Fiamoncini, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Karina Ercília Gadotti e o pároco Frei João Miguel.

A conferência teve como tema a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e contou com a presença de duas palestrantes renomadas na área da assistência social: Fernanda da Silva Lima e Carina Turazi. Ambas apresentaram reflexões e experiências relevantes para o debate do tema proposto, destacando a importância da consolidação do SUAS como um sistema de garantia de direitos sociais.

Durante o evento, foram discutidos aspectos fundamentais para a reconstrução do SUAS, como a gestão compartilhada, a participação popular e a articulação intersetorial, buscando soluções efetivas para os desafios enfrentados na área da assistência social. Os participantes também puderam compartilhar experiências e debater ideias sobre a ampliação do acesso aos serviços e a melhoria da qualidade do atendimento à população.

A presença de autoridades locais e representantes da sociedade civil tornou a conferência ainda mais significativa, permitindo a construção coletiva de propostas e soluções para a melhoria da assistência social no município. O evento consolidou a importância do SUAS para a garantia dos direitos sociais e o bem-estar da população, destacando a necessidade de uma gestão comprometida e articulada com a sociedade.