PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES PARA ENFRENTAR O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde de Rodeio através do setor de Vigilância Epidemiológica esta intensificando ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O objetivo é enfrentar o aumento de focos registrados no município no último ano.

Em Rodeio, segundo a Vigilância, existem 3 casos confirmados que segundo investigação estas pessoas foram infectadas fora do município de Rodeio.

Uma das ações que ocorre de forma permanente é o monitoramento das armadilhas que estão espalhadas pelo município, e que através dos dados coletados é possível verificar a presença do mosquito transmissor nos bairros.

Medidas de prevenção precisam de auxílio da população

Todos devem realizar uma vistoria em suas casas e eliminar possíveis focos do mosquito. Serão dez minutos que farão grande diferença no combate a este mosquito transmissor de doenças, que além da dengue, transmite a Zika e a Chikungunya.

São medidas bem simples, mas que ajudam na prevenção das doenças. Confira:

–  Tampe os tonéis e caixa d’água;
–  Limpar periodicamente o compartimento de água da geladeira, aquele próximo ao motor;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
–  Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
–  Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
–  Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
–  Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
–  Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira ou com balde de água bem cheio.

Como denunciar suspeitas de focos:

A participação da população é essencial por meio de atitudes e denúncias. A pessoa percebendo um criadouro tem autonomia para eliminar. As denuncias de possíveis criadouros podem ser feitas diretamente com as Agentes de Saúde ou pelo whatsapp da Vigilância Epidemiológica 98455-2079 ou da Vigilância Sanitária 98492-6050